Dica, Dicasa, Qualidade de vida

Alimentos que reduzem o inchaço – Thais Salomão

15 de dezembro de 2015
destaque thais

Oi gente, tudo bem? Bom, pra quem ainda não me conhece eu sou a nutricionista Thais Salomão. E já que o verão e as festas de final de ano estão chegando, nada melhor do que falar um pouquinho sobre um assunto que incomoda muita gente: o temido inchaço! A notícia ruim é que (infelizmente) as mulheres são as mais afetadas por conta da variação dos níveis de estrogênio durante o ciclo menstrual, mas calma que não é motivo para desepero! Como a alimentação é o segredo de tudo, vou dar algumas dicas de alguns alimentos que ajudam a desinchar!

O primeio passo é evitar o consumo de carboidratos refinados (arroz branco, pães, macarrão, bolos, bolachas feitos com farinha branca) uma vez que o consumo excessivo de carboidratos tem sido relacionado com a presença de edema. Além disso, deve-se evitar o consumo de alimentos industrializados em geral, como embutidos (peito de peru, linguiça, presunto, salame), conservas, salgadinhos, refrigerantes, alimentos instantâneos, molhos e temperos prontos. E claro, o o sal de adição também deve ser moderado. O consumo de álcool, frituras e carnes gordurosas tem ação pró-inflamatória e quando consumidos em excesso acabam estimulando ainda mais a retenção de líquidos. E que tal incluir alguns alimentos poderosos no seu dia a dia para combater e reduzir o inchaço e a retenção? Da uma olhada em todos os benefícios:post 1 - dezembro (imagem).002

Frutas cítricas (limão, laranja) – auxiliam na produção de colágeno, melhorando a elasticidade da pele, podem ajudar na eliminação de toxinas, fortalece o sistema imunológico. Além disso, o ácido cítrico melhora a viscosidade do sangue, e os flavonoides retardam o envelhecimento das células.

Melancia – é um diurético natural que ajuda o organismo a minimizar a retenção de líquidos, evitando o inchaço. A polpa vermelha é rica em substâncias como o licopeno e a glutationa, antioxidantes que a torna rejuvenescedora, e atua na prevenção ao envelhecimento da pele.

Frutas vermelhas e roxas – ricas em antocianinas que possuem um importante efeito anti-inflamatório e antioxidante, ou seja,  ajudam a combater radicais livres prevenindo o envelhecimento celular;

Salsão/aipo – antiinflamatório e antioxidante, rico em vitamin C e potássio que age como um diurético, auxiliando a retenção de líquidos.

Folhas verdes escuras – fazem parte da família das brassicas  (rúcula, couve, agrião, repolho, brócolis, couve flor, rabanete, nabo) que estimulam o processo de destoxificação, devido a presença de compostos bioativos. conhecidos como glicosinolatos, substâncias mega antioxidante. A ingestão desses compostos está associado com a melhor eliminação de toxinas e ao menor risco de câncer.

Gengibre – tem grande poder anti-inflamatório e termogênico, ajuda a eliminar o excesso de gordura, e a controlar náuseas e vômitos durante a gestação devido à presença de fitoquímicos.

Canela – excelente termogênico e antiinflamatório, atua na redução de gordura corporal e diminuição do colesterol LDL, regulada a glicose sangüínea, sendo ótima estratégia para diabéticos do tipo 2;

Pimenta – rica em capsaicina, substância que possui ação antioxidante, descongestionante, ou seja, melhora retenção hídrica, e termogênica, favorece a perda de gordura localizada

Chá verde – rico em polifenóis e flavonoides, tem ação antioxidante e anti-inflamatória, possui efeito termogênico, devido a presença de catequinas e cafeína, o que torna o metabolismo mais acelerado, o que pode favorecer a perda de peso.

Chá hibisco –  tem efeito bacteriano, antifúngico (previne e trata a cândida de repetição), antioxidante, diurético, protetor renal e hepático, anti-hipertensivo, modula os níveis de insulina, ajuda na prisão de ventre, combinado com canela diminui a vontade de doces

Chá de cavalinha – é uma planta é rica em sapopinas e flavonoides que apresentam um potente efeito diurético, tem efeitos positivos no volume urinário e na excreção de sódio e auxiliando na eliminação de toxinas.
Além disso, contém silício, um mineral essencial para a estabilização do colágeno, atuando diretamente na saúde da pele.

E aí, quer saber mais? Procure um nutricionista funcional para um plano alimentar individualizado, e potencialize diariamente o consumo de frutas, vegetais e chás que dão suporte ao seu sistema de destoxificação reduzindo o inchaço, e te deixando super preparada para o verão!nutri_thais

Posts Relacionados

Deixe um comentário

2 Comentários em "Alimentos que reduzem o inchaço – Thais Salomão"


Elias
3 anos 10 meses atrás

Thais parabéns,Informações muito úteis .

damaris
3 anos 10 meses atrás

Dicas otimas.Adorei bjjj..